Trabalho experimental






ELASTICIDADE
O que é a elasticidade? Como se pode medir? Qual o valor da elasticidade de um material de uso comum, como um elástico? Qual o valor da elasticidade de uma rocha, como o granito? Que actividade experimental se pode conceber para estudar a elasticidade e construir uma equação que descreva a elasticidade? 


VISCOSIDADE
O que é a viscosidade? Como se pode medir? Qual o valor da viscosidade de líquidos de uso comum, como a água ou o mel? Qual o valor da viscosidade de uma rocha, como o gabro? Qual a influência da temperatura na viscosidade? Que actividade experimental se pode conceber para estudar a viscosidade e construir uma equação que descreva a viscosidade?


ATRITO
O que é o atrito? Como se pode medir? Que actividade experimental se pode conceber para estudar o atrito e construir uma equação que descreva o atrito?


ATRITO INTERNO
O que é o atrito interno? Como se pode medir? Qual a diferença entre atrito e atrito interno? Que actividade experimental se pode conceber para estudar o atrito interno e construir uma equação que descreva este tipo de atrito?


MOVIMENTO EM FALHAS
Como ocorre o movimento nas falhas tectónicas? O que é o movimento stick-slip ou aos solavancos? Que actividade experimental se pode conceber para estudar esse movimento?


CONVECÇÃO
O que é a convecção? Quais as variáveis que controlam a convecção? Em que condições é possível? Que actividade experimental se pode conceber para estudar a convecção?



ELASTICIDADE
Construir experimentalmente a equação de Hooke



Materiais


Materiais essenciais: placa rectangular de madeira, folha A3 de papel milimétrico, peça em L (em primeiro plano) para suporte do elástico e das cargas, caneta ou lápis, elásticos de diferente espessura, clips grandes, cargas com diferente peso (da direita para a esquerda, 20, 50, 100, 200, 500 g), e esquadro ou régua.


Passo 1 - construção do aparato


Aparato completo: papel milimétrico colado à placa de madeira; suporte em L aparafusado à placa de madeira;  clip aberto pendurado no suporte; elástico suspenso do clip; clip dobrado de forma a servir de gancho e de ponteiro; carga suspensa do clip.



Passo 2 - actividade experimental


Adicionar carga suficiente para levar o elástico apenas ao seu comprimento inicial sem deformação. Marcar o ponto em que o ponteiro toca o papel milimétrico.



Adicionar uma primeira carga, e marcar o ponto em que o ponteiro toca o papel milimétrico. Medir o estiramento, isto é a distância entre os dois pontos marcados (inicial e após carga). Anotar os valores da carga e do estiramento.


Adicionar uma segunda e uma terceira carga, e marcar os pontos em que o ponteiro toca o papel milimétrico. Medir os respectivos estiramentos. Anotar os valores das cargas e dos estiramentos. 



Passo 3 - construção de um gráfico


O gráfico deve ser primeiramente construído em papel milimétrico, e só posteriormente utilizando um computador.





CONVECÇÃO




Sem comentários:

Enviar um comentário