Glossário


Elasticidade – é a capacidade que um corpo deformado tem de recuperar a forma inicial quando a força aplicada é removida.

Fractura – superfície de ruptura ao longo da qual o material perdeu a coesão. Em Geologia, se o movimento se realiza paralelamente à superfície de ruptura, a fractura denomina-se Falha. De acordo com o movimento relativo entre os blocos de um e outro lado da falha, estas denominam-se normais (o bloco a tecto desce relativamente ao bloco a muro), inversas (o bloco a tecto sobe relativamente ao bloco a muro), ou de desligamento (apenas movimento horizontal entre os blocos, podendo ser esquerdas ou direitas).


Tipos principais de falhas. Sigma 1 é a tensão compressiva máxima, Sigma 3 a tensão compressiva mínima, e Sigma 2 a tensão compressiva intermédia. De notar que Sigma 1 faz em regra um ângulo de aproximadamente 30º com a superfície de falha. No caso de falhas conjugadas (contemporâneas e resultantes do mesmo campo de tensões), Sigma 1 é a bissectriz aguda.



Viscosidade – a viscosidade de um fluido é uma medida da sua resistência à deformação por tensão cisalhante. Por exemplo, o mel tem uma viscosidade superior à da água.


Sem comentários:

Enviar um comentário